Semana Nacional da Família 2011

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novo arcebispo de Niterói





                     Vivamos por ele!

Irmãos e irmãs, da Arquidiocese de Niterói:
 “A Graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês” (1Cor 16,23).
 Ao ser escolhido para a missão de Arcebispo de Niterói, quero saudar com carinho o Povo de Deus desta Igreja. Deus, rico em misericórdia, deu-me a mim, o menor de todos, a graça de anunciar por meio do Evangelho, as riquezas incomparáveis de Cristo (Ef 3,8).
“Pela graça de Deus sou o que sou, e a sua graça para comigo não tem sido vã – não por mim – mas pela Sua graça que está comigo” (1Cor 15,10). É esse o tom com que aceito esta nobre e desafiadora missão. É essa a atitude de fé ao chamado de Jesus Cristo, na voz da Igreja, que me faz dizer meu “sim”.
Quando assumi a missão episcopal, escolhi como lema para a vivência de meu ministério o carisma e a força das palavras da Primeira Carta de João: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo para que vivamos por Ele” (1Jo 4,9). Este é o convite que dirijo aos irmãos e irmãs da Igreja de Niterói, nessa primeira mensagem: Vivamos por Ele. Só por Ele recebemos a graça do Mistério Total da Vida Divina, que nos traz esperança, no mundo, e salvação, do mundo.
Aos irmãos cristãos leigos e leigas, Povo de Deus enxertado em Cristo pelo Batismo, o meu afeto de pastor e o desejo de caminhar unido a vocês para a construção de uma comunidade solidária numa sociedade mais justa. Sobretudo, aos jovens, o carinho de meu lado paterno.
Aos seminaristas, que agora estão acolhendo e discernindo o chamado de Cristo, o meu carinho, e a esperança de que sejam generosos na resposta fiel ao Senhor. Soube que são muitos! O bispo de vocês, apenas um irmão mais velho, encheu-se de alegria com essa notícia, e espera o momento de conhecer um a um.
Aos irmãos consagrados e às irmãs consagradas, que embelezam a Igreja com seus carismas e nutrem o mundo com a memória viva da forma de ser e atuar de Jesus, minha saudação fraterna. Conto com a força de seu testemunho, caridade e missão.
Aos irmãos diáconos, sinais do Cristo-Servo e expressão da Igreja servidora, deixo nesse primeiro momento o afeto do meu coração e o desejo de caminhar juntos na comunhão e na entrega de vida, sempre, a serviço do Amor Fundador. Não importam quais sejam os nossos desafios, a graça os transformará em alegrias do Reino.
Aos irmãos presbíteros, que mais de perto cooperam na Ordem episcopal e compartilham e exercem comigo, bispo, o sacerdócio único de Cristo, uma palavra especial: vocês são meus irmãos. São os meus irmãos mais próximos, e serão os mais queridos, em todas as dores e em todas as alegrias. Nessa família, os ministérios são diferentes e as responsabilidades não são iguais, mas os irmãos serão o que sempre foram: irmãos. Trago meu amor fraterno e venho a vocês como irmão. O compromisso missionário que a Arquidiocese assume em Barra do Garças e em Porto Velho, com irmãos presbíteros seus, revela a sintonia eclesial da Arquidiocese de Niterói com a Igreja desse país-continente. Vocês anteciparam o Documento de Aparecida: esse é o lado verdadeiro e real da Igreja de Cristo! Sinto-me honrado de estar com vocês.
A Dom Alano, meu irmão maior, meu carinho e reconhecimento por tudo o que já fez e pela ajuda incomparável de seu apoio e sabedoria.
Às autoridades constituídas, aos irmãos de outras denominações cristãs e a todas as pessoas de boa vontade quero dizer que estou totalmente aberto ao diálogo e ao empenho de buscar a justiça e a paz.
Confio na graça de Deus. Darei tudo de mim para ser um bispo servidor do Evangelho. Preciso e conto com o apoio e a oração de todos para ser fiel a esta missão. Rezemos juntos. Caminhemos juntos. Deus nos escolhe, nos chama e nos envia para ser a transparência de seu amor no mundo. Seja essa confiança o estrado firme onde repousem nossos pés.
Unidos na oração e no coração, envio a todos a minha bênção.
 + Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Eleito de Niterói


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar

Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Arquidiocesana de Bioética de Brasília, o 2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar, aconteceu entre os dias 28 e 30 de outubro e reuniu mais de 200 pessoas, na Capital Federal. Métodos naturais, o amor entre pai e mãe e a educação cristã dos filhos foram os temas discutidos.“A nossa Igreja é chamada a ser santa”, iniciou dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), na missa de abertura do Congresso. No dia dedicado a São Judas Tadeu, 28 de outubro, o arcebispo destacou o testemunho dos santos para os cristãos na atualidade. “Precisamos ser santos nos diversos ambientes que frequentamos: família, escola, comunidades e também na vivência da sexualidade e afetividade”.
Nesta edição, o Congresso tem como tema “Construir a Família: por amor, com amor e para o amor!” Além de aprofundar a interação do trabalho pastoral no campo familiar, o objetivo do evento é fazer com que o amor conjugal e a vivência sadia da sexualidade sejam, de fato, compreendidos e seguidos segundo os planos de Deus. “Aqui vamos refletir a respeito da transmissão responsável da vida. Precisamos testemunhar com firmeza os valores da Igreja, principalmente os relacionados ao matrimônio. Não podemos desanimar”, declarou dom Sérgio.
A primeira palestra do evento, também presidida por dom Sérgio, abordou a questão antropológica e bíblica da sexualidade. O reconhecimento da dignidade da pessoa humana e de uma ética na sexualidade foram constantemente sublinhadas pelo arcebispo. "A dignidade precisa ser respeitada, pois é dom do Criador", disse. Esse pensamento tem como base a “imagem e semelhança do homem (criatura) perante Deus (criador). A partir daí pode-se afirmar que a sexualidade não pode ser reduzida ou desprezada na totalidade do ser”, ressaltou dom Sérgio.
Além do arcebispo de Brasília, o evento contou com a participação do bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, e do presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom José Carlos Petrini e do integrante da mesma Comissão, dom Antônio Augusto Dias Duarte.


Fonte: CNBB

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

96º Encontro de preparação para a vida matrimonial

Em 23 de outubro realizamos o 96º Encontro de Preparação para a vida matrimonial. O último do ano de 2011 que transcorreu num clima repleto de fraternidade, alegria, descontração e muita formação. Com a participação de 18 casais de noivos, o encontro foi mais um daqueles domingos em que nos realizamos por estar a serviço do Senhor, sempre buscando crescer mais na fé. Foi uma bela demonstração de famílias que evangelizam famílias.

Desde as palestras, passando pelas refeições e orações, até o lazer com a criançada, tudo foi muito gratificante. Os anjos do Senhor acamparam entre nós neste dia. Obrigado queridos noivos pela confiança em nossa paróquia, obrigado agentes pela dedicação de vocês, obrigado Pe Cadu pela seu apoio e sua disponibilidade. OBRIGADA SENHOR por querer contar conosco e nos amar tanto!
Sagrada Família de Nazaré, nossa família vossa é!