Semana Nacional da Família 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Famílias restauradas


   
Apostolado Familiar
 
Fonte: Padre Léo, livro "Famílias Restauradas" 


Vendo Jesus a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. Disse então aos seus discípulos: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe”. Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. Estes são os doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: “Não ireis ao meio dos gentios, nem entrareis na Samaria, ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça daí! (Mt 9, 36-38; 10,1-8). 

Cada vez mais é preciso se convencer de que esta é uma das grandes missões da família no mundo de hoje: restaurar as famílias! Esse é o grande apostolado a ser vivido como mandamento do Senhor. 
Esse evangelho precisa ser assumido por cada pessoa, especialmente por aqueles que receberam a graça e a missão do sacramento do matrimônio. Cada palavra desse evangelho precisa ser traduzida e atualizada em um contexto de família e de casais evangelizadores. 
O primeiro passo para se assumir esse evangelho como um roteiro de restauração da família é a tomada de consciência de que pertencemos ao Senhor. Não obstante as fraquezas pessoais ou conjugais, o dom de Deus é infinitamente maior do que todo pecado. De modo muito especial a igreja necessita, com urgência, do testemunho de casais que procurem viver o sacramento do matrimônio como vocação, casais que, evangelizados, evangelizem. O mundo precisa de casais revestidos, ungidos, transbordantes do Espírito Santo. 
Com certeza, Jesus continua olhando com ternura e compaixão para o grande número de ovelhas sem pastor. Com certeza, Jesus continua enviando casais-apóstolos que tenham a coragem de deixar rastros de céu por onde passem. 
A restauração da família passa, necessariamente, pelo testemunho apostólico de famílias que se deixaram restaurar pelo Espírito Santo. Ninguém consegue restaurar uma obra de arte de se não acesso ao modelo original. Precisamos de casais que tenham a coragem de viver o projeto original de Deus para o matrimônio. Essa é a primeira grande condição para a restauração das famílias. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude em 2013


Bento XVI anunciou nesta quarta feira (23) que o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, será “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.
O pontífice também qualificou de “emocionante” o maior evento católico juvenil a nível mundial.
- O encontro de Madrid foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, assinalou o Papa, para quem  a JMJ foi uma ocasião especial para refletir, dialogar e trocar experiências positivas.
Ele destacou o entusiasmo com que foi recebido no centro de Madrid na quinta-feira, além das condições atmosféricas que complicaram a vigília de oração realizada na noite de sábado para domingo no aeroporto de Cuatro Vientos.
Especialmente aos brasileiros, falando em português, pediu que sejam fermento que faz a massa crescer, e completou falando sobre 2013.
- Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro. Que Deus vos abençoe!
Na audiência geral desta manhã, o Papa informou que a Jornada de 2012, a ser realizada nas dioceses católicas, terá como lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.
As informações são da Rádio Vaticana

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Festa do testemunho












Em clima bem descontraído, por vezes até romântico, ambiente bastante familiar, sob o ventinho gélido de São Pedro da Aldeia, aconteceu a Festa do testemunho, com o casal amigo Gláucio Luiz e Márcia Valéria. Este casal trabalha há muito tempo evangelizando as famílias, e aqueceu a nossa noite de 19/08 com um louvor bem aconchegante, nos levando a refletir sobre o resgate dos verdadeiros valores cristãos para a família. O clímax da festa ficou por conta do testemunho do casal, que emocionou a todos. Abrilhantando este momento, nosso pároco, Pe. Cadu foi chamado a cantar com eles a música que faz parte do DVD da dupla, Confia no Senhor! E não deixou por menos...rsrsrsr. Mandou ver! Obrigada a todos.

Semana Nacional da Família 2011






Pela primeira vez, a Comunidade Paroquial de São Pedro comemorou a Semana Nacional da Família, com uma programação simples, mas cheia de espiritualidade. Com diversos sacerdotes convidados para celebrar ao longo da semana, as homilias e pregação foram profundamente enraizadas naqueles que estiveram prestigiando este acontecimento que visava evangelizar e cuidar da formação das famílias aldeenses.
Os sacerdotes que por aqui estiveram nos deixaram significativas marcas de como deve caminhar uma família para ser merecidamente considerada cristã. Nestes dias turbulentos que vivemos hoje, em que a família tem sido alvo de injurias e deturpações, em que tentam a todo custo desestruturar e desfigurar o modelo de família criado por Deus, nossas famílias não se calam e vem com coragem repetir como Josué: ..."Eu e minha casa serviremos ao Senhor."